12 nov. 2006

Gosto muito desta

folhas_e_mangas

Antoine de Saint-Exupéry era um verdadeiro ser humano. Quero dizer alguém que olha para a humanidade a partir da sua solidão e se enternece. Gosto particularmente desta passagem da "Terre des Hommes" que vem quase no fim do livro:

"Uma vez que, para nos libertarmos, basta que tomemos consciência do objectivo que nos liga uns aos outros, temos de procurar o que nos une a todos. O cirurgião que visita o seu paciente não se limita a ouvir as sua queixas. Através dele, é a humanidade que quer curar. O cirurgião fala uma linguagem universal. O mesmo acontece com o físico, ao meditar as equações quase divinas que se aplicam ao átomo como à nebulosa. O mesmo acontece ainda com o simples pastor. Porque mesmo se guarda modestamente algumas ovelhas debaixo das estrelas, ao tomar consciência do seu papel, descobre que é mais do que um servo, é uma sentinela. E cada sentinela é responsável pelo império inteiro. (...)

Só quando tomarmos consciência do nosso papel, por mais pequeno que seja, é que podemos ser felizes, viver e morrer em paz porque o que dá sentido à vida dá sentido à morte."

Lindo, não é?

Posté par Tearatai à 06:26 - - Commentaires [0] - Permalien [#]


Commentaires sur Gosto muito desta

Nouveau commentaire